INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES E TENDÊNCIAS VOLTADAS À DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i2a2023.3427Palavras-chave:
Ensino de Química, Inclusão, Pessoas com deficiência.Resumo
Inclusão escolar é um tema relevante e atual, porém ainda há lacunas na formação de professores de Química a essa abordagem. O presente estudo visa analisar a produção científica especializada na área de Ensino de Química para pessoas com deficiência visual. A metodologia utilizada, delimitou-se por análises realizadas em Anais de eventos acadêmico-científicos da área como, as Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química, os Congressos Brasileiros de Química, os Encontros Nacionais de Ensino de Química e os Simpósios Brasileiros de Educação Química. Os dados obtidos possibilitaram observar o gradativo crescimento na pesquisa ao que concerne o Ensino de Química voltada para pessoas com deficiência visual. A investigação possibilitou observações de produção expressiva de estudos bibliográficos e propostas de materiais didáticos relacionados a essa problemática com predominância para deficiência visual. Entretanto, faz-se necessário focalizar esforços e pesquisas para este campo voltados às atividades práticas, visto que, essas contribuições parecem permanecer somente no campo da pesquisa científica. Neste sentido, aponta-se para a necessidade de efetivação de mecanismos e de recursos direcionados às salas de aula para concretização de um processo de inclusão mais eficaz, ou seja, é preciso que os resultados das pesquisas cheguem à sala de aula.Downloads
Publicado
25-09-2023
Como Citar
BULHÕES, Carlos Gabriel Araújo; LEÃO, Marcelo Franco; SOARES, Elane Chaveiro. INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES E TENDÊNCIAS VOLTADAS À DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i2a2023.3427. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3427. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais