INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO EM AULAS DE QUÍMICA: LEVANTAMENTO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE ACORDO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i2a2023.3416Palavras-chave:
Alunos autistas, Educação inclusiva, Ensino de Química, Metodologias de ensino, Transtorno do Espectro Autista.Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado pela condição de transtorno do neurodesenvolvimento, o que afeta a comunicação e a interação social devido aos comportamentos repetitivos. Logo, esta pesquisa teve como objetivo identificar e descrever sobre metodologias utilizadas no ensino de Química para alunos com necessidades educacionais especiais, com enfoque no autismo, de acordo com a produção científica nacional de 2006 a 2022. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que teve como base de informações e dados os sites Scielo e Google acadêmico. Ao todo foram identificados sete trabalhos publicados. Por meio dos dados obtidos, percebe-se que a educação inclusiva busca entender, conhecer e desenvolver métodos de ensino para suprir as necessidades de cada aluno, seja autista ou pessoas com outros transtornos ou deficiências. Também foi possível identificar lacunas a serem preenchidas, tais como a falta de formação de profissionais para lidar na prática sobre a educação inclusiva e suprir as necessidades pedagógicas, visando um aprendizado de qualidade e a falta de investimentos nas infraestruturas escolares físicas e pedagógicas. Mesmo assim, a legislação brasileira tem colaborado para que haja a junção dos conceitos e a regulamentação das práticas inclusivas que abrangem, de modo geral, a educação especial, o ensino regular e as instituições de ensino, sendo elas públicas e privadas. Portanto, na busca de metodologias de ensino alternativas para o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais, em especial TEA, a união da família, médico e escola é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem destes alunos.Downloads
Publicado
25-09-2023
Como Citar
SILVA, Nayara Vilela da; LEÃO, Marcelo Franco; LIMA, Mariane Gomes de. INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO EM AULAS DE QUÍMICA: LEVANTAMENTO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE ACORDO COM A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ATUAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i2a2023.3416. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3416. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais