GEOMETRIA E ESTIMATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Fabiele Girardi
  • Ieda Maria Giongo

Palavras-chave:

Séries Iniciais. Geometria espacial. Estimativa. Simetria.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo explicitar resultados emergentes de uma prática pedagógica investigativa efetivada com uma turma mutisseriada de 4º e 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Vale do Taquari. Os aportes teóricos que sustentaram a investigação são relativos aos estudos que preconizam a importância de incorporar no currículo escolar temas inerentes à geometria e estimativa. O material de pesquisa é composto por atividades desenvolvidas pelos alunos, diário de campo da professora pesquisadora, filmagens e fotos das aulas ministradas. Os resultados apontaram que os alunos demonstraram dificuldade com tarefas relacionadas à simetria e estimativas e que a diferença de idades e/ou anos de escolarização não foi determinante para a realização das atividades.

Downloads

Publicado

14-12-2013

Como Citar

GIRARDI, Fabiele; GIONGO, Ieda Maria. GEOMETRIA E ESTIMATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 4, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/336. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas