DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL

Autores

  • Rafaela Schwertner Univates
  • Liciane Diehl Univates
  • Michelle Engers Taube de Oliveira Univates.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i3a2023.3327

Palavras-chave:

Docentes. Saúde mental. Pandemia. Estressores psicossociais.

Resumo

O estudo propõe discutir uma intervenção que ocorreu de forma virtualizada com oito professores do ensino fundamental de uma escola municipal. A proposta foi organizada em torno das temáticas: 1) estressores psicossociais do contexto laboral docente; 2) estratégias de enfrentamento (coping). Verificou-se, por meio dos dados qualitativos, que tal proposta minimizou o sentimento de isolamento e gerou uma rede de suporte social envolvendo empatia, identificação e cooperação para o enfrentamento de situações estressantes.

Biografia do Autor

Rafaela Schwertner, Univates

Psicóloga. Mestranda em Ciências Médicas pela Univates.

Liciane Diehl, Univates

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica. Coordenadora e Professora do curso de Psicologia da Univates.

Michelle Engers Taube de Oliveira, Univates.

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica. Professora do curso de Psicologia da Univates.

Downloads

Publicado

06-11-2023

Como Citar

SCHWERTNER, Rafaela; DIEHL, Liciane; OLIVEIRA, Michelle Engers Taube de. DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 3, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i3a2023.3327. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3327. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde