CRIANÇAS ALTO HABILIDOSAS/SUPERDOTADAS: CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER PERCEBIDAS PELA ENFERMAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR E NAS CONSULTAS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v15i3a2023.3289Palavras-chave:
Criança superdotada, Desenvolvimento infantil, Educação infantil, Enfermagem, Diagnóstico.Resumo
O tema das altas habilidades/superdotação e as pessoas que apresentam esse comportamento são há algum tempo objeto de mitos e discussões que fazem do tema um tabu e que inviabilizam essas pessoas. O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura do tipo narrativa, cujo texto tem por objetivo expor as características apresentadas por crianças e adolescentes portadoras de AH/SD que podem ser percebidas pela enfermagem tanto no contexto escolar quanto nas consultas. Define-se ainda o conceito de AH/SD desconstruindo o mito da genialidade e apresenta a importância da atuação da enfermeira e da Educação Especial nesse contexto. Apesar da lacuna existente no processo de reconhecimento de crianças e adolescentes que apresentam AH/SD, é possível concluir que a enfermeira e o enfermeiro têm em sua formação e atribuição profissional, a competência de atuar e identificar alterações no desenvolvimento que necessitem de referenciamento para profissionais habilitados a fim de realizar um diagnóstico precoce e implementação de ações em tempo oportuno.Downloads
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Publicado
06-11-2023
Como Citar
MOURA, Luany Mendes; LIMA, Gabriela Pereira; MARROCOS, Juliana Bezerra; GALVÃO, Maria Eduarda Ferreira; SILVA, Rayanne Emanuele de Andrade; DE OLIVEIRA, Renata Werneck; SAMPAIO, Julliane Messias Cordeiro. CRIANÇAS ALTO HABILIDOSAS/SUPERDOTADAS: CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER PERCEBIDAS PELA ENFERMAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR E NAS CONSULTAS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 15, n. 3, 2023. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v15i3a2023.3289. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3289. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Biológicas e da Saúde