ATIVIDADES EXTENSIONISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i4a2022.3282Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Scratch, Educação BásicaResumo
O presente artigo apresenta dados quantitativos de atividades extensionistas com estudantes da Educação Básica. Estas atividades foram realizadas com o objetivo de desenvolver nos estudantes o Pensamento Computacional por meio de atividades plugadas utilizando o software Scratch. Para conhecer a percepção dos estudantes sobre as atividades desenvolvidas foi aplicado um questionário com seis questões relacionadas à satisfação dos estudantes, à capacidade de representação e resolução de problemas e sobre o ensino dos conceitos do Pensamento Computacional. Os resultados mostram que os participantes reconhecem a importância das práticas desenvolvidas e acreditam que foram capazes de resolver as situações propostas. Além disso, ficou evidenciado que os estudantes apresentam alto grau de satisfação e se sentem estimulados a desenvolver habilidades associadas ao Pensamento Computacional.Downloads
Publicado
28-12-2022
Como Citar
FRANZEN, Evandro; SCHORR, Maria Claudete; DRESCH, Sheila dos Santos; CALHEIRO, Kauan Morinel. ATIVIDADES EXTENSIONISTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i4a2022.3282. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3282. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas