O FILME COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PROMOVER OS ESTUDOS DE QUÍMICA ANALÍTICA E A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Palavras-chave:
Análises químicas. Prática pedagógica. Investigação científica.Resumo
Com a finalidade de sensibilizar os estudantes sobre a importância da investigação científica e o papel social da Química para a humanidade, utilizou-se um filme como estratégia de ensino. Trabalhou-se o filme “Erin Brockovich – uma mulher de talento”. Este estudo configura-se como descritivo e exploratório, de caráter qualitativo. Foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2013 e envolveu 29 estudantes da disciplina de Química Analítica do curso de Engenharia de Alimentos da UNEMAT de Barra do Bugres-MT. Foram registradas as percepções dos estudantes sobre a utilização do filme como estratégia de ensino e como esta influencia na aprendizagem. Segundo a enquete realizada, 52% dos estudantes destacaram a necessidade de conhecer as propriedades das substâncias para não causar riscos à saúde, 21% o quanto a Química pode ser prejudicial se mal utilizada, 17% a contribuição da Ciência na resolução de problemas sociais e 10% a importância da investigação científica. As manifestações indicam que a estratégia, além de sensibilizar, estimulou a pesquisa sobre os métodos de análises químicas devido à confiável e notória importância que seus resultados proporcionam.Downloads
Publicado
14-12-2013
Como Citar
LEÃO, Marcelo Franco; OLIVEIRA, Eniz Conceição; DEL PINO, José Claudio; MACEDO, Douglas Arvani. O FILME COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PROMOVER OS ESTUDOS DE QUÍMICA ANALÍTICA E A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 4, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/328. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas
Licença
Copyright (c) 2013 Marcelo Franco Leão, Eniz Conceição Oliveira, José Claudio Del Pino, Douglas Arvani Macedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.