O FILME COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PROMOVER OS ESTUDOS DE QUÍMICA ANALÍTICA E A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Marcelo Franco Leão UNIVATES e UNEMAT
  • Eniz Conceição Oliveira UNIVATES
  • José Claudio Del Pino UNIVATES
  • Douglas Arvani Macedo IFMT

Palavras-chave:

Análises químicas. Prática pedagógica. Investigação científica.

Resumo

Com a finalidade de sensibilizar os estudantes sobre a importância da investigação científica e o papel social da Química para a humanidade, utilizou-se um filme como estratégia de ensino. Trabalhou-se o filme “Erin Brockovich – uma mulher de talento”. Este estudo configura-se como descritivo e exploratório, de caráter qualitativo. Foi desenvolvido durante o segundo semestre de 2013 e envolveu 29 estudantes da disciplina de Química Analítica do curso de Engenharia de Alimentos da UNEMAT de Barra do Bugres-MT. Foram registradas as percepções dos estudantes sobre a utilização do filme como estratégia de ensino e como esta influencia na aprendizagem. Segundo a enquete realizada, 52% dos estudantes destacaram a necessidade de conhecer as propriedades das substâncias para não causar riscos à saúde, 21% o quanto a Química pode ser prejudicial se mal utilizada, 17% a contribuição da Ciência na resolução de problemas sociais e 10% a importância da investigação científica. As manifestações indicam que a estratégia, além de sensibilizar, estimulou a pesquisa sobre os métodos de análises químicas devido à confiável e notória importância que seus resultados proporcionam.

Biografia do Autor

Marcelo Franco Leão, UNIVATES e UNEMAT

Graduado em Química Licenciatura Plena com habilitação em Física pela UNISC. Pós-graduado em Orientação Educacional(Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na sociedade Brasileira(UFMT).Mestrando em Ensino pela UNIVATES. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Tutor do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT/UAB. Professor do Centro de Educação de Jovens e Adultos "15 de outubro" de Barra do Bugres-MT

Eniz Conceição Oliveira, UNIVATES

Graduada em Química Licenciatura Plena pela UFRGS. Pós-graduada em Educação Química pela UFRGS. Mestre e Doutora em Química pela UFRGS. Professora do Centro Universitário UNIVATES e Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas

José Claudio Del Pino, UNIVATES

Graduado em Licenciatura em Química e em Química Industrial pela PUCRS. Pós-graduado em Química pela UPF e em Ensino de Química pela UCS. Mestre em Ciências Biológicas-Bioquímica pela UFRGS. Doutor em Engenharia de Biomassa pela UFRGS. Pós Doutor pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professor do PPGEnsino do Centro Universitário UNIVATES

Douglas Arvani Macedo, IFMT

Graduando em Licenciatura em Química pelo IFMT. Graduando em Engenharia de Alimentos pela UNEMAT. Bolsista do Projeto de Extensão Universitária "Química prática ao alcance de todos"

Downloads

Publicado

14-12-2013

Como Citar

LEÃO, Marcelo Franco; OLIVEIRA, Eniz Conceição; DEL PINO, José Claudio; MACEDO, Douglas Arvani. O FILME COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PROMOVER OS ESTUDOS DE QUÍMICA ANALÍTICA E A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 4, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/328. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas