ENSINO DA TRIGONOMETRIA POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA EM UM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i4a2022.3250

Palavras-chave:

Curso Técnico em Edificações, Resolução de Problemas, Trigonometria

Resumo

A trigonometria é um conteúdo fundamental nos estudos para a formação de profissionais técnicos em edificações. No entanto, observam-se dificuldades quando estes alunos são desafiados a realizar tarefas que envolvam esse conteúdo. Neste cenário, o presente trabalho tem como objetivo ilustrar de que forma a resolução de uma situação-problema, relacionada ao cálculo de áreas, pode contribuir e incentivar os alunos de um curso Técnico em Edificações a perceberem e aplicarem conceitos relacionados à trigonometria. Trata-se de um estudo qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram as resoluções dos alunos referentes à situação-problema, bem como fotos e vídeos gravados no decorrer da pesquisa. Durante a realização da atividade, pôde-se perceber grande participação e cooperação dos alunos; porém, algumas dificuldades surgiram, tais como a interpretação das matrículas (escrituras de terras) e os arredondamentos de ângulos para 90º, a fim de utilizar as fórmulas da trigonometria de triângulos retângulos e o teorema de Pitágoras. Os resultados apontam que os alunos conseguiram calcular, com pequeno percentual de erro, a área dos terrenos. Ainda, pode-se inferir que a exploração de uma situação-problema colaborou para que os alunos percebessem a aplicabilidade dos conceitos relacionados à trigonometria, em especial, no futuro, como profissionais da área da construção civil.

Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Univates

Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua na Universidade Vale do Taquari - Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias. Atua na formação de professores e integra o grupo de pesquisa Práticas, Ensino e Currículos. Atualmente ocupa o cargo de coordenadora institucional da pesquisa.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; FELL JÚNIOR, Valmir Stani. ENSINO DA TRIGONOMETRIA POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA EM UM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i4a2022.3250. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3250. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas