ANÁLISE DAS IDEIAS DOS ALUNOS SOBRE CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA
Palavras-chave:
Ideias dos alunos. Ensino de Química. Eletroquímica.Resumo
Neste trabalho apresentamos uma análise das ideias de estudantes de Ensino Médio sobre condutibilidade elétrica, separadas por Âmbitos de Complexidade das Concepções – ACC. Os ACC encontrados emergiram da análise do conteúdo das respostas elaboradas pelos alunos durante as aulas ministradas, o que possibilitou a avaliação de como a sequência didática realizada contribuiu para a evolução das concepções dos alunos. Considerando a análise realizada, é possível perceber uma evolução significativa das concepções dos estudantes se entendermos que, após a etapa interventiva, houve predominância das explicações em campo microscópico, além de perceber que os materiais possuem funções e utilidades diferentes. Os resultados encontrados apontam a existência de concepções distintas, em termos de sua complexidade, e os obstáculos associados a essas concepções em relação à compreensão do ponto de vista científico dos fenômenos estudados.Downloads
Publicado
14-12-2013
Como Citar
SEBASTIANY, Ana Paula; DIEHL, Ivan Francisco; PIZZATO, Michelle Camara. ANÁLISE DAS IDEIAS DOS ALUNOS SOBRE CONDUTIBILIDADE ELÉTRICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 4, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/324. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas