A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DA PUBLICIDADE NO CONSUMO ALIMENTAR DE PRÉ-ESCOLARES DE UM MUNICÍPIO DA SERRA GAÚCHA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3178Palavras-chave:
Consumo alimentar, Publicidade, Criança, Pré-escolarResumo
Os meios de comunicação estão presentes cada vez mais cedo no cotidiano das crianças, as quais, permanecem muito tempo em frente as telas, com acesso a propagandas de alimentos. Objetivo: Avaliar a influência que a mídia e a publicidade exercem no consumo alimentar de crianças em idade pré-escolar. Materiais e Métodos: Estudo descritivo, transversal e quantitativo, com 30 pré-escolares de 2 a 6 anos, alunos de uma escola privada em um município da Serra Gaúcha. Foi aplicado um questionário aos pais, referentes a preferências alimentares, tempo de exposição às mídias e recordatório alimentar. Foram calculados o valor energético, macronutrientes e micronutrientes e os resultados foram comparados com os valores de referência de ingestão dietética e com a recomendação do Guia Alimentar para a População Brasileira. Foram realizadas associações, através do teste estatístico qui-quadrado para amostras de aderência e Correlação de Pearson e Spearman, através do Software Statistical Package for the Social Sciences. Resultados: Observou-se que quanto maior o consumo de alimentos in natura, menor foi o consumo de ultraprocessados (p=0,0008; r= - 0,478), quanto mais tempo assistiam televisão e/ou celular, menor era o consumo de alimentos processados (p=0,037; r= - 0,383), em contrapartida, quanto mais tempo assistiam, maior foi o consumo ultraprocessados (p=0,05; r=0,360) através de uma correlação positiva regular. O consumo de cálcio estava significativamente abaixo da recomendação (p<0,0001). Conclusão: A maioria das crianças, sofreram influência do marketing devido a exposição diária a propaganda de alimentos, através de TV e celular, sendo em sua maioria alimentos ultraprocessados.Downloads
Publicado
16-11-2022
Como Citar
RIEFEL, Tais Pereira; CONDE, Simara Rufatto. A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E DA PUBLICIDADE NO CONSUMO ALIMENTAR DE PRÉ-ESCOLARES DE UM MUNICÍPIO DA SERRA GAÚCHA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 14, n. 3, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v14i3a2022.3178. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3178. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Ciências Biológicas e da Saúde