O ATO DA LINGUAGEM E AS REDES SOCIAIS: DO EU-COMUNICANTE AO EU-IDEALIZADO
Palavras-chave:
Ato da linguagem. Enunciação. Redes sociais. Imagem social.Resumo
Este estudo tem como fundamento teórico o conceito de ato da linguagem proposto por Charaudeau (2010), para especificar como as relações interpessoais ocorrem nas redes sociais, numa perspectiva enunciativa. Com o avanço dos meios de comunicação tecnológicos, percebemos que essas linguagens vão adquirindo novas dimensões que, ao serem problematizadas, permitem compreender, também, novas concepções dos atores sociais. Assim, com o objetivo de utilizar o estudo das linguagens para compreender como os sujeitos do discurso articulam a fala nas redes sociais, que vêm se proliferando mundialmente, neste artigo realiza-se um estudo empírico de como o “eu” vem projetando a sua própria imagem social, idealizada e personificada pelo “outro” à luz da teoria de Charaudeau (2010).Downloads
Publicado
23-04-2013
Como Citar
KONRATH, Aline Raquel; FORNECK, Kári Lúcia. O ATO DA LINGUAGEM E AS REDES SOCIAIS: DO EU-COMUNICANTE AO EU-IDEALIZADO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 2, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/302. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais