FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.3016Palavras-chave:
Ciência, Feira de Ciências, Interdisciplinaridade, Ensino e aprendizagemResumo
As Feiras de Ciências são atividades didáticas multidisciplinares, realizadas com vista à integração da escola na comunidade e no incentivo à busca de novos conhecimentos. Pelo encargo dos alunos em exporem e apresentarem em público os resultados das suas pesquisas, as Feiras incentivam a melhoria da cognição, a expressão e a postura corporal. Dessarte, realizou-se um estudo descritivo apoiado a observação e questionários aplicados a 4 professores e 6 alunos expositores de 6 escolas secundarias, com objetivo de evidenciar a importância da Feira de Ciências como estratégia de ensino-aprendizagem para promoção da interdisciplinaridade, desenvolvimento da motivação e dedicação dos alunos na área de Ciências Naturais. Os resultados mostram que as Feiras de Ciências são importantes no desenvolvimento da capacidade de realizar uma investigação científica, através da criação de espaços de divulgação e debates de projetos realizados no contexto de ensino, para além de auxiliar na resolução dos problemas socioambientais e econômicos da sociedade. O aprendizado nas Feiras complementa a aprendizagem nas salas de aula e aumenta a relação entre o professor e aluno; a teoria e prática; a interdisciplinaridade; e a Ciência, Tecnologia e Comunidade. Conclui-se que as Feiras de Ciências são espaços adequados para integração da Escola e a comunidade através da demonstração de projetos multidisciplinares e serviços desenvolvidos na escola e necessários para resolução de problemas socioeconômicos e ambientais locais.Downloads
Publicado
25-03-2022
Como Citar
FORTES, António Gonçalves; MUIAMBO, Jaime Samuel. FEIRA DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i4a2021.3016. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/3016. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas