INTERSETORIALIDADE E PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Autores

  • Ramone Rockenbach
  • Mariane Schmitt
  • Patricia Fassina UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i3a2021.2991

Palavras-chave:

saúde escolar, programa saúde na escola, intersetorialidade

Resumo

Objetivou-se analisar a intersetorialidade nas ações de promoção de saúde escolar e a percepção dos profissionais da saúde e educação sobre o Programa Saúde na Escola (PSE). Trata-se de um estudo de revisão integrativa. A coleta dos dados foi realizada entre agosto a setembro de 2020, consultando as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Sáude (BVS). Incluiu-se estudos publicados em português e inglês, realizados no Brasil e indexados nos referidos bancos de dados no período de 2010 a 2020. A análise do material foi agrupada em três categorias de núcleos temáticos: ações do PSE, percepção dos profissionais da saúde e da educação envolvidos no PSE e intersetorialidade no PSE. Constatou-se que existe uma dificuldade entre os setores da saúde e educação quanto a intersetorialidade e desenvolvimento de ações pontuais em relação as atividades preconizadas pelo programa. Ainda, foi observado que a maior parte destas ações são desenvolvidas pelo setor da saúde. As práticas intersetoriais nas ações do PSE ainda são um desafio, mas é possível desenvolver nas práticas de promoção e prevenção à saúde, evidenciando a necessidade de articulação entre os diversos setores que atuam no PSE.

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Publicado

22-11-2021

Como Citar

ROCKENBACH, Ramone; SCHMITT, Mariane; FASSINA, Patricia. INTERSETORIALIDADE E PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 3, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i3a2021.2991. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2991. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde