PERTENCIMENTOS, IDENTIDADES E NARRATIVAS - O CASO DE PRECIOSA E A PESQUISA COM OS COTIDIANOS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2934Palavras-chave:
esquisas com os cotidianos, Redes educativas, Cinemas negros, Currículos.Resumo
O presente texto pretende apresentar reflexões sobre as pesquisas com os cotidianos (ALVES, 2001) e como estas redes educativas se tecem rizomaticamente com demais conceitos – como personagens conceituais (DELEUZE, GUATTARI, 1992); pertencimento (SOUSA, 2010) e identidades –, para pensar de que maneiras se criam currículos escolares. Conversando com o filme Preciosa (2009) como um filme dos movimentos dos cinemas negros (CARVALHO, 2005) encontramos algumas oportunidades para tecer currículos que debatam as questões raciais, como define a lei 10639/03 (BRASIL, 2003), mas indo além do seu caráter de obrigatoriedade. A experiência de Preciosa nos permite pensar como as subjetividades da questão racial estão presentes em nossos cotidianos, o que permite tornar tal discussão ainda mais contundente para os currículos escolares.Downloads
Publicado
02-08-2021
Como Citar
SOTERO, Elaine; CORREA, Marco Aurélio; DOS REIS, Tatiana. PERTENCIMENTOS, IDENTIDADES E NARRATIVAS - O CASO DE PRECIOSA E A PESQUISA COM OS COTIDIANOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2934. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2934. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais