ENSINO E ENFERMAGEM DO TRABALHO, CONEXÕES SOB UM RECORTE BIBLIOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i3a2021.2904

Palavras-chave:

Ensino em Saúde, Enfermagem do Trabalho, Saúde do Trabalhador, Ensino em Enfermagem.

Resumo

Este artigo possui como objetivo identificar as conexões entre ensino e enfermagem do trabalho sob o limiar de produções científicas publicadas. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura a qual utilizou os descritores “Ensino” and “Enfermagem do Trabalho” para realizar a busca no Scientific Eletronic Library Online. A pesquisa resultou em dois achados, os quais passaram por análise e compõem três categorias temáticas que seguem aproximações com a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados evidenciam a tríade ensino, formação e atuação do enfermeiro do trabalho. As discussões reuniram as dinâmicas de incorporação de um ensino crítico e reflexivo nos currículos de formação, além da construção de habilidades e competências necessárias para o perfil crítico e reflexivo para o profissional, o qual atua frente a identificação e cuidado de riscos ocupacionais. Desta forma, o estudo compõe uma evidência científica para a área, sobretudo nas discussões que tangem o ensino, a formação e a atuação do enfermeiro do trabalho.

Biografia do Autor

Luís Felipe Pissaia, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Mestre e Doutorando em Ensino.

Downloads

Publicado

22-11-2021

Como Citar

PISSAIA, Luís Felipe. ENSINO E ENFERMAGEM DO TRABALHO, CONEXÕES SOB UM RECORTE BIBLIOGRÁFICO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 3, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i3a2021.2904. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2904. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde