COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS VIDAS® SLM E VIDAS® SPT PARA DETECÇÃO DE SALMONELLA SPP. EM PRODUTOS CÁRNEOS PROVENIENTES DE DIFERENTES CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autores

  • Jaqueline Wolschick Centro Universitário UNIVATES
  • Rosângela Uhrig Salvatori Centro Universitário UNIVATES
  • Tainá Drebes Centro Universitário UNIVATES

Palavras-chave:

Produtos cárneos. Salmonella. VIDAS®.

Resumo

A Salmonella é o micro-organismo que mais causa doenças de origem alimentar no mundo. Para detecção de Salmonella em alimentos existem métodos, entre eles, os métodos rápidos (alternativos). O objetivo deste estudo foi comparar o método VIDAS® SLM e o método VIDAS® SPT, utilizando-se cem amostras de produtos cárneos produzidas no interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Além disso, foram contaminadas artificialmente oito amostras usando as diluições 10-6 a 10-9 da fase estacionária da cepa de Salmonella enteritidis (ATCC 13076). Para a realização das análises foram utilizados métodos validados pela AOAC. Foi encontrada diferença significativa entre os dois métodos (P<0,05). Conclui-se que o método VIDAS® SLM pode ser uma boa ferramenta para as indústrias produtoras de produtos cárneos. Sugere-se que mais estudos sejam realizados com o Kit VIDAS® UP Salmonella.

Biografia do Autor

Jaqueline Wolschick, Centro Universitário UNIVATES

Bacharela em Biomedicina com Habilitação em Microbiologia de Alimentos. Colaboradora do Laboratório de Microbiologia do Unianálises/Univates.

Rosângela Uhrig Salvatori, Centro Universitário UNIVATES

Professora do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário – UNIVATES

Tainá Drebes, Centro Universitário UNIVATES

Gerente Técnica do Laboratório de Microbiologia do Unianálises/Univates.

Downloads

Publicado

16-09-2013

Como Citar

WOLSCHICK, Jaqueline; SALVATORI, Rosângela Uhrig; DREBES, Tainá. COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS VIDAS® SLM E VIDAS® SPT PARA DETECÇÃO DE SALMONELLA SPP. EM PRODUTOS CÁRNEOS PROVENIENTES DE DIFERENTES CIDADES DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Revista Destaques Acadêmicos, Lajeado, RS, v. 5, n. 3, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/285. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde