POVOS INDÍGENAS E A UNIVERSIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2797Palavras-chave:
Universidade. Indígenas. Ações Afirmativas.Resumo
Objetivo: Evidenciar a produção de conhecimento acerca de povos indígenas e a universidade. Método: revisão integrativa da literatura nacional em quatro bases de dados, com os descritores universidade, indígenas e ações afirmativas. Resultados: foram identificados 544 estudos e selecionados 11. O maior número de publicações ocorreu no ano 2017 (36,3%),e por revistas na temática de psicologia e educação (90,9%), e todos os estudos com abordagem qualitativa. As categorias temáticas de destaque foram: interculturalidade e formação acadêmica, e Ações afirmativas, em ambas, 5 (cinco) (45,4%) estudos. Conclusão: A produção de conhecimento quanto a vivência universitária dos povos indígenas ainda é incipiente, diante da repercussão das políticas afirmativas nas transformações educacionais, socioeconômicas, e biopsicossociais para o indivíduo, família e/ou comunidades. Doravante, espera-se que esta revisão sensibilize e mobilize, para o aumento das discussões e ações, no âmbito da qualidade da permanência do estudante indígena na universidade.Downloads
Publicado
02-08-2021
Como Citar
FRANCO, Letícia Cunha; RODRIGUES DA SILVA, Matheus Henrique; VENÂNCIO FERREIRA, Thaís Dias. POVOS INDÍGENAS E A UNIVERSIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i2a2021.2797. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2797. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais
Licença
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