PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: PERSPECTIVA E PERCEPÇÕES A PARTIR DA VISÃO DE SEUS STAKEHOLDERS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v13i1a2021.2787Palavras-chave:
Pós-Graduação, Educação, Novas Tecnologias, Marketing, ServiçosResumo
Os cursos de pós-graduação no Brasil, sobretudo na modalidade lato sensu, estão sempre norteados por discussões sobre potenciais remodelamentos em termos de formatos, uso da tecnologia, dinâmicas de aprendizado, dentre outros. Tal situação se consolidou devido a democratização do acesso ao conhecimento a partir da internet, por meio de massive online courses (MOOC) gratuitos oferecidos grandes melhores escolas do mundo, dentre diversas outras oportunidades. Logo, a demanda pela formação de pós-graduação se transforma em um pleito por experiências holísticas de aprendizado. A partir de então, o propósito dessa pesquisa é explorar quais são estas demandas, por meio da realização de entrevistas em profundidade com diferentes stakeholders dos cursos de pós graduação, quais sejam: alunos de pós-graduação lato sensu; egressos da pós-graduação lato sensu; prospects - estudantes de graduação; prospects - futuros alunos; profissionais de RH; e, professores de IES estrangeiras. Os resultados demonstraram que existem diferentes perspectivas a respeito dos caminhos a serem tomados pelas instituições de ensino em suas ofertas de pós-graduação, que se agrupam em demandas por competências que perpassam os conteúdos teóricos, experiências práticas, incorporação de novas tecnologias e preparação do corpo discente para um mercado de trabalho dinâmico.Downloads
Publicado
29-04-2021
Como Citar
COSTA, Danilo de Melo; PAIVA, Ricardo Viana Carvalho de. PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: PERSPECTIVA E PERCEPÇÕES A PARTIR DA VISÃO DE SEUS STAKEHOLDERS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 13, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v13i1a2021.2787. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2787. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Gestão Organizacional
Licença
Copyright (c) 2021 Danilo de Melo Costa, Ricardo Viana Carvalho de Paiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.