IMPRESSÃO 3D APLICADA À TECNOLOGIA ASSISTIVA

Autores

  • Eloar Froboese da Silva Instituto Federal de Santa Catarina
  • Lucas Menin da Silva Instituto Federal de Santa Catarina
  • Vinícius Gonçalves Deon Instituto Federal de Santa Catarina
  • Marcelo André Toso Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i4a2020.2657

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Impressão 3D, Prototipagem

Resumo

As características de pessoas com necessidades especiais como a paralisia cerebral, limitam movimentos que o indivíduo deveria realizar com facilidade. Devido a isso, para que estas pessoas possam tornar-se mais independentes ao realizar atividades diárias básicas como alimentação e higiene os utensílios precisam ser adaptados para suas particularidades. Porém, devido à baixa capacidade de customização, os métodos tradicionais de fabricação não favorecem estudos relacionados a estas demandas. Por outro lado, a impressão 3D fabrica peças distintas entre si com custos aceitáveis. Essa tecnologia é mais eficaz quando atua em conjunto com ferramentas computacionais como softwares de Desenho e de Engenharia Assistida por Computador (CAD) e (CAE). O objetivo deste trabalho é modelar em software CAD e fabricar por impressão 3D produtos de Tecnologia Assistiva (TA) que auxiliem na vida diária de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Xanxerê - SC. Como resultado, tem-se expressiva melhoria na qualidade de vida dos alunos da APAE, aumentando, mantendo ou melhorando as capacidades funcionais das pessoas com deficiência, além da obtenção de parâmetros de projeto adequados, variáveis estas necessárias para a fabricação de componentes através da manufatura aditiva. Os produtos (colheres) desenvolvidos via impressão 3-D apresentam boa resistência, acabamento e melhora na estabilidade de preensão, possibilitando mais autonomia aos usuários durante o processo de alimentação.

Biografia do Autor

Vinícius Gonçalves Deon, Instituto Federal de Santa Catarina

É graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em 2009. Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PGMAT) da UFSC, área de polímeros. Obteve o título de Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais em 2015 pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde trabalhou primariamente com síntese hidrotérmica e por combustão assistidas por radiação micro-ondas de nanomateriais e paralelamente com materiais compósitos. Atuou como Engenheiro de P&D no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPDL) da empresa Lupatech S/A (2010-2013), indústria multinacional de Óleo e Gás brasileira, no desenvolvimento e análise estrutural via elementos finitos de ferramentas, acessórios e estruturas para exploração e produção de petróleo e gás onshore e offshore. Foi pesquisador visitante em 2013 na University of Guelph, Canada, sob supervisão do professor Dr. Loong-Tak Lim (Food Science, Packaging and Biomaterial Group). Neste período trabalhou com extrusão de compósitos de PLA reforçados com partículas de café usado e conheceu a técnica de electrospinning. Em 2015 atuou como bolsista RHAE na P&D da empresa Yller Biomateriais com materiais dentários e silicatos radiopacos. Desde de 2016 é professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Xanxerê, onde atua primariamente na área de materiais. Atua também na área de processos de fabricação e mecânica dos fluidos. Possui conhecimentos em desenvolvimento, processamento e caracterização de materiais (polímeros, compósitos, metais, cerâmicos, nanomateriais), processos de fabricação (usinagem, soldagem, fundição, conformação), mecânica dos fluídos, metrologia, gerenciamento de projetos, electrospinning e síntese hidrotérmica e por combustão assistidas por radiação micro-ondas.

Marcelo André Toso, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Passo Fundo (2010), Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Engenharia Mecânica na área de Mecânica dos Sólidos, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professor Adjunto na Universidade do Vale do Taquari, Univates, Lajeado/RS (2013 a 2016). Também atuou como professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria, UFSM (2016 a 2017). Desde 2017 é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Xanxerê. De 2018 a 2020, atuou como Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFSC Câmpus Xanxerê. Desde abril de 2020 ocupa o cargo de Chefe de Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFSC. Atua como membro de Corpo Editorial de Revista Científica e participa como revisor de periódicos científicos internacionais. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentação mecânica, modelos biodinâmicos, projeto mecânico e vibrações mecânicas. Participa de grupos de pesquisa, em conjunto com pesquisadores do IFSC, IFRS, UFRGS, UFPB, UFBA, UnB, Unisinos e Univates.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

FROBOESE DA SILVA, Eloar; MENIN DA SILVA, Lucas; GONÇALVES DEON, Vinícius; TOSO, Marcelo André. IMPRESSÃO 3D APLICADA À TECNOLOGIA ASSISTIVA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 4, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i4a2020.2657. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2657. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas