RETENÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO E-COMMERCE DE UMA EMPRESA DO VALE DO TAQUARI-RS
Palavras-chave:
Fidelização de clientes. Retenção de clientes. E-commerce. Loja virtual.Resumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos por meio da pesquisa realizada com os clientes que mais realizaram compras e com os clientes que voltaram a comprar no e-commerce das Lojas Wessel no ano de 2011, com o intuito de identificar quais são os fatores determinantes para a fidelização e retenção desses clientes, tendo em vista que este é o grande problema enfrentado pela empresa. No comércio eletrônico, praticamente inexistem clientes que efetuaram mais de uma compra, além de que 85% dos acessos são efetuados por novos visitantes. Na conclusão deste trabalho destaca-se a importância de intensificar o marketing de relacionamento por meio do envio de newsletter com novidades, ofertas, promoções, dicas, envio de catálogo de produtos, fôlderes pelo correio, contato pós-vendas e possuir maiores prazos de pagamentos para os clientes virtuais. Sugerem-se também melhorias nos preços dos produtos em relação à loja física, já que a mesma possui um custo maior do que o e-commerce.Downloads
Publicado
15-04-2013
Como Citar
BEUREN, Andréia; STAPENHORST, Cintia R.; WESSEL, Frederico; CESAR, Matheus Felipe; SENNA, Eliana. RETENÇÃO E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO E-COMMERCE DE UMA EMPRESA DO VALE DO TAQUARI-RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 5, n. 1, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/264. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Gestão Organizacional