EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS COM ESTUDANTES SOBRE O DESINTERESSE PELAS EXPERIMENTAÇÕES CORPORAIS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2612Palavras-chave:
Educação Física escolar, Ensino Médio, Pesquisa qualitativa.Resumo
Esta pesquisa, um trabalho de conclusão de curso, discute o desinteresse dos estudantes do Ensino Médio pelas experimentações corporais nas aulas de Educação Física. O tema e sua delimitação emergem das experiências docentes na disciplina de estágio supervisionado no Ensino Médio, marcadas por tensionamentos com estudantes que se negavam em participar das atividades práticas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola pública estadual, cujas informações foram coletadas por meio de observações de aulas e entrevistas semiestruturadas com cinco participantes: quatro estudantes do 3º ano do Ensino Médio e a professora de Educação Física da turma. Em conclusão, foi identificado que o desinteresse dos estudantes está condicionado ao descompasso entre o que é planejado e desenvolvido nas aulas e as suas expectativas e percepções sobre a Educação Física. Por conseguinte, a pesquisa revela a permanência de uma perspectiva reducionista sobre a função educativa da Educação Física e destaca a importância de pesquisas na escola.Downloads
Publicado
02-08-2020
Como Citar
CLAUS, Wellington Kupka; ROCHA, Leandro Oliveira. EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DIÁLOGOS COM ESTUDANTES SOBRE O DESINTERESSE PELAS EXPERIMENTAÇÕES CORPORAIS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2612. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2612. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais
Licença
Copyright (c) 2020 Wellington Kupka Claus, Leandro Oliveira Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.