RELAÇÕES ECOLÓGICAS E CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE VIABILIZADOS PELA CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO EM AULAS DE CIÊNCIAS COMO AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2602Palavras-chave:
Ecologia, Impactos ambientais, Meio ambiente.Resumo
Ao analisar o cenário mundial, percebemos o momento crítico que vivemos acerca dos impactos ambientais, pois as atividades antrópicas tem comprometido significativamente a qualidade do ambiente. As consequências estão cada vez mais visíveis na atualidade, manifestadas por meio de fenômenos naturais, tais como: enchentes, derretimento das geleiras polares, desertificação do solo, escassez de água potável, dentre outros aspectos. Este texto tem como objetivo relatar a construção de um terrário e as percepções dos estudantes de uma turma do Ensino Fundamental sobre as relações ecológicas possibilitadas pela atividade e os cuidados necessários com o meio ambiente para minimizar os impactos ambientais provocados pelas atividades humanas. O estudo desenvolvido no 2º semestre de 2019 com 28 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública mato-grossense localizada em Vila Rica/MT. Para coletar os dados foi utilizado um questionário de 12 perguntas mistas, que possibilitou identificar tanto concepções conceituais sobre o assunto, quanto avaliação da atividade realizada, além das relações que percebem sobre as ações humanas e a natureza. Logo, a atividade proporcionou que externassem suas percepções sobre o assunto e estabelecessem relações que remetem os cuidados necessários com o meio ambiente.Downloads
Publicado
24-11-2020
Como Citar
MÉDICI, Monica Strege; LEÃO, Marcelo Franco. RELAÇÕES ECOLÓGICAS E CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE VIABILIZADOS PELA CONSTRUÇÃO DE UM TERRÁRIO EM AULAS DE CIÊNCIAS COMO AÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2602. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2602. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Ciências Biológicas e da Saúde
Licença
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