COMPORTAMENTO ADOTADO POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATO-GROSSENSE FRENTE ÀS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO PARA EVITAR VERMINOSES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2601Palavras-chave:
Doenças tropicais, Saúde, VerminoseResumo
Higiene pessoal e condições adequadas de saneamento básico podem ser determinantes para evitar problemas urbanos que afetam a qualidade de vida da população, a exemplo das verminoses. Esse estudo teve como objetivo identificar a situação e o comportamento adotado por estudantes mato-grossenses frente as condições de saneamento básico para evitar as verminoses. A pesquisa configura-se como descritiva e exploratória ocorrida no quarto bimestre de 2019. Foram investigados 20 estudantes do 7º Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública mato-grossense, de Vila Rica/MT. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário impresso, contendo 9 questões abertas que indagaram desde os conceitos de verminose e saneamento básico, as condições que enfrentam, até os hábitos que adotam frente a problemática. A maioria dos estudantes conceitua verminose como doença/infecção causada por vermes, também acreditam que o saneamento básico é condição fundamental para garantir qualidade de vida. Para evitar verminoses, os estudantes evidenciaram os cuidados com o próprio corpo, como o banho diário, lavar mãos antes das refeições e demais cuidados com a higiene pessoal. O estudo possibilitou identificar a situação em que vivem e o comportamento que adotam frente ao problema. O debate iniciado por meio dessa investigação precisa continuar.Downloads
Publicado
24-11-2020
Como Citar
MÉDICI, Monica Strege; FERREIRA, Milena Macaiewski; LEÃO, Marcelo Franco. COMPORTAMENTO ADOTADO POR ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA MATO-GROSSENSE FRENTE ÀS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO BÁSICO PARA EVITAR VERMINOSES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i3a2020.2601. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2601. Acesso em: 15 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Biológicas e da Saúde
Licença
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