EDUCAÇÃO DO CAMPO: A ESCOLA MUNICIPAL BOM JESUS NA PERCEPÇÃO DOS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2568Palavras-chave:
Desafios educacionais, Educação do Campo, Práticas pedagógicas.Resumo
A Educação do Campo surgiu como uma forma de ofertar instrução e atender as especificidades das pessoas que trabalham ou vivem no/do campo. Essa modalidade educacional é relativamente recente e fruto de grandes lutas sociais. Esse estudo tem como objetivo refletir as percepções dos atores sociais da Escola Municipal Bom Jesus, Santa Terezinha/MT, sobre a educação do campo vivenciada, a importância da escola, seus desafios, sua interação com a comunidade e as perspectivas futuras. Esta pesquisa de cunho qualitativo, toma por base as percepções dos diferentes segmentos que constituem a comunidade escolar desta instituição voltada ao atendimento a moradores do campo. Para coletar dados, no decorrer do primeiro semestre de 2019, foram realizadas aplicações de questionários com moradores, pais e alunos, além de pesquisas na literatura e documentos oficiais, que serviram como aporte teórico. Sobre a importância da escola, destaca-se que a mesma se constitui como espaço de socialização e oportunidade de participação da comunidade. Sobre a interação escola e comunidade e as perspectivas, foram mencionadas as percepções de que a escola promove a interação com seus grupos por meio das feiras de vendas de produtos, reuniões e eventos. No entanto, como desafios tivemos relatos de que a escola ainda permanece distante da história local e das questões inerentes aos saberes populares. Logo, essa modalidade necessita de políticas educacionais para que de fato cumpra sua finalidade e supere a fragilidade no que diz respeito à construção de um currículo próprio que atenda às especificidades das comunidades locais.Downloads
Publicado
02-08-2020
Como Citar
LEAL, Edilaine Ferreira; LEÃO, Marcelo Franco. EDUCAÇÃO DO CAMPO: A ESCOLA MUNICIPAL BOM JESUS NA PERCEPÇÃO DOS ATORES SOCIAIS ENVOLVIDOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i2a2020.2568. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2568. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais
Licença
Copyright (c) 2020 Edilaine Ferreira Leal, Marcelo Franco Leão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.