GESTÃO EMOCIONAL: O DESENVOLVIMENTO E A IMPORTÂNCIA DA EMOÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Anderson Luis do Espirito Santo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • João Henrique Miranda de Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i1a2020.2510

Palavras-chave:

Teoria das Organizações, Emoção, Gestão Emocional, Emoção nas Organizações, Administração.

Resumo

A busca pela eficiência dentro das organizações tem sido uma das bases da existência da Administração desde a sua origem. Outrora aspirava-se melhorar a eficiência através do planejamento físico e do treinamento técnico. Hoje a gestão da emoção faz parte do cotidiano das organizações. Este artigo objetiva apresentar a importância da gestão emocional para o desempenho das organizações e a sua importância para o avanço da ciência da Administração. Para isso realizou-se um aprofundamento teórico e uma coleta de dados na base SPELL. Os resultados mostram que a produção atual é baixa e as primeiras teorias administrativas visavam controlar as emoções e os sentimentos. No entanto, hoje é crescente a necessidade de se avaliar o impacto do bem-estar emocional no desempenho profissional e na busca pela eficiência da organização, logo estudá-las é decisivo para o entendimento.

Biografia do Autor

Anderson Luis do Espirito Santo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pesquisador do Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (NISP). Mestre em Estudos Fronteiriços pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Bacharel em Administração pela UFMS. Professor do curso de Administração na UFMS, Campus do Pantanal. Tem experiência e interesse de pesquisa nos seguintes temas: Epistemologia da Ciência da Administração. Sociologia Pragmática. Sociedade Civil, Inovação Social e Desenvolvimento Territorial Sustentável. Estudos Fronteiriços.

João Henrique Miranda de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal. Especialista em Gestão de Pessoas (Universidade Católica Dom Bosco). Técnico Administrativo na UFMS. Tem interesse nas seguintes áreas: Estudos Organizacionais; Sociologia das Emoções; Psicologia Organizacional; Métodos de Pesquisa.

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Publicado

17-04-2020

Como Citar

SANTO, Anderson Luis do Espirito; SOUSA, João Henrique Miranda de. GESTÃO EMOCIONAL: O DESENVOLVIMENTO E A IMPORTÂNCIA DA EMOÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i1a2020.2510. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2510. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Gestão Organizacional