FATORES MOTIVACIONAIS DAS GERAÇÕES X, Y E Z: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v12i1a2020.2508Palavras-chave:
Fatores motivacionais, Gerações, Motivação, TrabalhadoresResumo
No cenário atual das empresas, percebe-se uma diversidade de pensamentos, ideias e fatores que motivam o trabalhador. Estes comportamentos, muitas vezes, podem estar ligados às características de cada geração atuante no mercado de trabalho. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar os fatores motivacionais dos universitários das gerações X, Y e Z, do Centro de Gestão Organizacional (CGO), da Universidade do Vale do Taquari – Univates, com base em um questionário elaborado pelo autor e disponibilizado para o público-alvo. O estudo foi realizado através de uma pesquisa descritiva, a qual teve abordagem quantitativa, com 240 respondentes. Após a coleta dos dados, estes foram tabulados e analisados por meio de planilhas eletrônicas do programa Microsoft Excel e pelo programa SphinxV5. Ao final do estudo, conclui-se que os resultados obtidos foram importantes, entre eles estão a identificação e a comparação dos principais fatores motivacionais, de acordo com cada geração pesquisada. Além disso, destaca-se o fator “Ambiente de trabalho prazeroso e inovador, no qual possa expor suas ideias e oportunidades de testá-las” como o de maior importância, em grau 5, para a motivação dos três grupos geracionais pesquisados. Com isso, o estudo deverá auxiliar as empresas da região nos processos de tomada de decisão, de acordo com as características de cada grupo geracional existente em seu cenário organizacional.Downloads
Publicado
17-04-2020
Como Citar
ECKHARDT, William Matheus. FATORES MOTIVACIONAIS DAS GERAÇÕES X, Y E Z: UM ESTUDO COM UNIVERSITÁRIOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 12, n. 1, 2020. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v12i1a2020.2508. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2508. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Gestão Organizacional