VISUALIZAÇÃO EM TEMPO REAL DA ESTRUTURA ESQUELÉTICA DE UMA MÃO HUMANA USANDO REALIDADE AUMENTADA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2409Palavras-chave:
Realidade Aumentada, Câmera de Profundidade, Modelos 3D, Animação, Armadura, Estrutura EsqueléticaResumo
Com o avanço e barateamento das câmeras de profundidade, novas aplicações são possíveis nas mais diversas áreas de conhecimento. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema de Realidade Aumentada para visualização em tempo real da estrutura esquelética de uma mão humana, utilizando para isso um sensor compacto de visão em profundidade: a câmera Leap Motion Controller. O objetivo é avaliar tanto a precisão como o tempo de resposta para a exibição da mão do usuário apenas com os ossos constituintes, sendo capaz de reproduzir tanto poses individual dos dedos como movimentos e posicionamento de toda a mão. Para garantir a eficiência da exibição do modelo em 3D, foi utilizado o motor de jogos Unity. O trabalho descreve como foi feito o mapeamento de cada uma das juntas sobre um modelo hierárquico de armadura de animação, que por sua vez altera a geometria de uma malha 3D de ossos humanos. Ao final, os resultados e as limitações técnicas desta abordagem são descritos, assim como possíveis trabalhos futuros.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
30-12-2019
Como Citar
SANTOS, Ivan Ademir dos; MALHEIROS, Marcelo de Gomensoro. VISUALIZAÇÃO EM TEMPO REAL DA ESTRUTURA ESQUELÉTICA DE UMA MÃO HUMANA USANDO REALIDADE AUMENTADA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2409. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2409. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas
Licença
Copyright (c) 2019 Ivan Ademir dos Santos, Marcelo de Gomensoro Malheiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.