ROBÓTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA MOTIVACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2406Palavras-chave:
Motivação. Robótica. Ensino fundamental.Resumo
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais incorporados em nossas atividades diárias, seja na indústria, comércio, tarefas pessoais ou na educação. Na educação é possível aprender e ensinar de diferentes maneiras desenvolvendo habilidades e competências por meio da tecnologia. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar a viabilidade da introdução da robótica como ferramenta motivadora dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental na realização de atividades da língua portuguesa. Para atingir o objetivo foi criado um protótipo robótico chamado Mika Robô que funciona a partir de um objeto de aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa exploratória, a construção do protótipo robótico e um estudo de caso e para levantamento dos dados, foram empregados um pré-teste, um pós-teste, análise das respostas no objeto de aprendizagem, filmagem, além da observação espontânea e participante dos estudantes. O estudo de caso efetivou-se com sete estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior do Rio Grande do Sul. Como resultados percebeu-se que o desempenho dos estudantes foi melhor no pós-teste, notou-se os estudantes motivados para resolver as atividades, isso foi um fator determinante na utilização do OA, tendo em vista o prêmio conforme número de acertos do desenho do Mika Robô.Downloads
Publicado
30-12-2019
Como Citar
HENSEL, Daiane Andressa; SCHORR, Maria Claudete. ROBÓTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA MOTIVACIONAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2406. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2406. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas