METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO: UM RELATO DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PEER INSTRUCTION
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2400Palavras-chave:
Peer Instruction, Ensino de Programação, Trajetórias de AprendizagemResumo
As dificuldades com o aprendizado de algoritmos são uma das razões para os altos índices de desistência nos cursos de computação e informática, motivando a adoção de novas estratégias de ensino. Este artigo apresenta os resultados alcançados com a aplicação da metodologia ativa de aprendizagem Peer Instruction no ensino de algoritmos em turmas de graduação. Foram comparadas as médias históricas dos estudantes expostos a aulas convencionais com a média de quatro turmas de alunos que experienciaram a metodologia. A análise dos resultados foi realizada qualitativamente com o apoio de ferramentas quantitativas. O presente trabalho mostrou resultados positivos, indicando a consecução dos objetivos pedagógicos e evidenciando que o uso da metodologia Peer Instruction corroborou para a melhoria do desempenho dos alunos.Downloads
Publicado
30-12-2019
Como Citar
DIEMER, Mouriac Halen; BERCHT, Magda; CANTO FILHO, Alberto Bastos do; SCHORR, Maria Claudete. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO: UM RELATO DE APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PEER INSTRUCTION. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2400. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2400. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas
Licença
Copyright (c) 2019 Mouriac Halen Diemer, Magda Bercht, Alberto Bastos do Canto Filho, Maria Claudete Schorr
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.