INVESTIGANDO OS AMBIENTES DE TRABALHO E ESCOLAR DOS ESTUDANTES DA EJA NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA

Autores

  • Cláudia Denise Kuhn Centro Universitário UNIVATES
  • Margarete da Fonseca
  • Maria Madalena Dullius

Palavras-chave:

Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Etnomatemática.

Resumo

A presente pesquisa investiga alunos da modalidade EJA Ensino Fundamental, numa escola do município de Arroio do Meio. A proposta busca conhecer a matemática do ambiente de trabalho e do ambiente escolar dos jovens trabalhadores. Percebe-se a importância de conhecer a vida de trabalho desses alunos, pois muitos estão em busca de um conhecimento que os auxilie na vida, principalmente na área profissional que envolva a matemática. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário para os alunos e uma entrevista gravada com a professora de matemática da EJA. Nesse processo o aluno refletiu sobre a importância da matemática no seu ambiente de trabalho e a etnomatemática contribuiu para influenciar na prática da professora da EJA.

Downloads

Publicado

30-12-2012

Como Citar

KUHN, Cláudia Denise; FONSECA, Margarete da; DULLIUS, Maria Madalena. INVESTIGANDO OS AMBIENTES DE TRABALHO E ESCOLAR DOS ESTUDANTES DA EJA NUMA PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 4, 2012. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/240. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas