APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2398Palavras-chave:
Metodologias ativas. Aprendizagem baseada em problemas. Educação profissional.Resumo
A demanda cada vez maior do mundo do trabalho por profissionais com características voltadas à capacidade de iniciativa, flexibilidade, autonomia e trabalho em equipe, levou as instituições de ensino profissionalizante à necessidade de se adaptarem a essa nova realidade social. Para formar esse novo perfil de estudante a Educação Profissional deve deixar de lado as metodologias tradicionais de ensino focadas na memorização e na transmissão do conteúdo e promover metodologias ativas cuja aprendizagem se dá por meio da reflexão e problematização de experiências reais. Portanto, com este artigo, objetiva-se apresentar a experiência de aula na promoção da utilização da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) para o desenvolvimento de uma atividade dita situação-problema alinhada ao contexto de formação profissional técnica dos alunos. Após a contextualização teórica das metodologias ativas, da PBL e de sua relação com a Educação Profissional, apresenta-se o planejamento, a atividade e o processo pelo qual conduziu-se este estudo. Como avaliação da atividade propôs-se um questionário cujos dados levaram a uma análise quali-quantitativa da percepção do discente no seu processo de aprendizado. Os resultados da análise levaram à conclusão de que o método PBL contribuiu de modo relevante para o processo de aprendizagem dos alunos, logo, contribuindo para a formação do perfil profissional desejado.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
30-12-2019
Como Citar
KLEIN, Niumar André; AHLERT, Edson Moacir. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2398. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2398. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas