COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EGRESSO DE CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Helen Cristina Gonzatti Univates
  • Edson Moacir Ahlert Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2377

Palavras-chave:

Educação profissional. Cursos técnicos. Competências e Habilidades

Resumo

Em um mundo do trabalho em evolução é necessário profissionais sempre mais competitivos. Atualmente, dois requisitos possuem destaque dentre recrutadores e empresas, são as habilidades e competências. O mercado de trabalho requer pessoas conscientes da realidade, com uma educação prática e útil, que resolvam problemas e enfrentem imprevistos. Os cursos de educação profissional ou técnicos são focados no aprendizado da profissão, normalmente contemplando boa parte da carga horária em atividades práticas, com o objetivo de formar indivíduos com conhecimentos e habilidades na sua área de formação. A criação das Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio e dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Profissional ajudaram a construir os planos de curso incluindo as competências e habilidades necessárias em cada área. Para os recrutadores, um profissional competitivo deve possuir conhecimentos teóricos e práticos sobre procedimentos empíricos, sociais e cognitivos. Assim, as escolas que oferecem cursos técnicos devem saber quais são as demandas da sociedade e do mercado de trabalho. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi pesquisar, junto a empresas de diversos segmentos, no entorno da Universidade do Vale do Taquari – Univates, para saber quais os requisitos mais importantes na formação desses profissionais de nível técnico, e assim poder contribuir com a qualidade dos cursos ofertados pelo seu Centro de Educação Profissional. Um questionário possibilitou conhecer a opinião dos empregadores e perceber que algumas das competências profissionais mais buscadas são a interação com clientes, a atuação na busca e resolução de problemas, e que, as habilidades interpessoais como a ética e a iniciativa estão entre os fatores mais carentes.

Biografia do Autor

Helen Cristina Gonzatti, Univates

Química Industrial, Pós-graduação Docência na Educação Profissional

Edson Moacir Ahlert, Univates

Mestre em Ambiente e Desenvolvimento

Downloads

Publicado

30-12-2019

Como Citar

GONZATTI, Helen Cristina; AHLERT, Edson Moacir. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO EGRESSO DE CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2377. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2377. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas