DESENVOLVIMENTO DE UMA API PARA CHATBOTS DE VENDAS E GESTÃO DE SEGUROS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2361Palavras-chave:
Chatbot, Processamento de Linguagem Natural (PLN), Corretoras de Seguros, Interface de Programação de Aplicações (API)Resumo
Com o crescente avanço tecnológico, as empresas possuem muitos dados sobre os clientes, mas poucas conseguem utilizar essas informações para melhorar seu atendimento, ou não possuem pessoal suficiente para cobrir um atendimento 24hs, pois há um custo muito elevado de operação. No mercado de seguros não é diferente, as seguradoras dividem a responsabilidade de atendimento e venda para as corretoras de seguro, que atuam mais próximos do seu público. Este trabalho apresenta uma alternativa para este problema, com o desenvolvimento de uma API para chatbots utilizando processamento de linguagem natural, visando auxiliar as corretoras na venda e atendimento de seus clientes. O levantamento de requisitos necessários para o desenvolvimento desta aplicação foi feito através de entrevistas com profissionais da área. A partir deste levantamento definiu-se um modelo de uma API em Python que utiliza bibliotecas do Natural Language Toolkit (NLTK) para o Processamento de Linguagem Natural (PLN), disponibilizando serviços em REST. Um protótipo foi desenvolvido para validar a proposta, integrando a API ao Facebook Messenger. Para a integração entre os sistemas de gestão e multicálculo o mesmo modelo de comunicação foi utilizado. Após o desenvolvimento de um protótipo, o mesmo foi disponibilizado para testes, utilizando uma corretora real. Durante os testes, os clientes da corretora puderam avaliar o desempenho do protótipo através de uma pesquisa qualitativa que revelou resultados satisfatórios; também foi elaborada uma pesquisa qualitativa ao gestor da corretora, que qualificou o protótipo como mediano, porém, ainda não podendo determinar o impacto real para sua corretora.Downloads
Publicado
30-12-2019
Como Citar
VALMORBIDA, Willian; HART, Lucas Medeiros. DESENVOLVIMENTO DE UMA API PARA CHATBOTS DE VENDAS E GESTÃO DE SEGUROS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 11, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v11i4a2019.2361. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/2361. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas
Licença
Copyright (c) 2019 Willian Valmorbida, Lucas Medeiros Hart
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.