LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DOS PCNS
Palavras-chave:
Livro didático. PCNs. Língua Portuguesa. Ensino Médio.Resumo
Neste breve estudo, realizado por bolsistas do Pibid/Univates, subprojeto Letras, pretende-se analisar a forma como o livro didático aborda conteúdos gramaticais, leitura e produção textual, bem como sua adequação ao que preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio, na área de Língua Portuguesa. Diante dos objetivos dos PCNs em prezar uma prática voltada para a interação e diversidade de gêneros textuais, serão avaliadas algumas atividades propostas no volume, a fim de constatar a congruência, a abordagem e os PCNs, segundo os quais o estudo da língua materna deve, pela interação verbal, permitir que o aluno desenvolva suas capacidades cognitivas. Após análise, constata-se que a obra é rica em gêneros textuais. No entanto, a abordagem da compreensão textual e dos estudos gramaticais não contempla as orientações dos PCNs e de estudiosos da área da linguagem.Downloads
Publicado
10-07-2012
Como Citar
DIESEL, Aline; KONRATH, Aline Raquel; WINCK, Francieli; HILGEMANN, Clarice Marlene. LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A ÓTICA DOS PCNS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 2, 2012. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/227. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais
Licença
Copyright (c) 2012 Aline Diesel, Aline Raquel Konrath, Francieli Winck, Clarice Marlene Hilgemann
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.