ENCONTROS E DES(ENCONTROS) ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO APOSTILADO

Autores

  • Fabiana Eidelwein
  • Maria Isabel Lopes

Palavras-chave:

Educação. Livro Didático. Ensino Apostilado.

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de um trabalho de conclusão e desenvolve uma análise acerca do ensino apostilado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em substituição ao ensino baseado no livro didático, levando em conta como ele é utilizado pelos professores e seus efeitos sobre a prática pedagógica. A análise foi feita em duas realidades distintas, uma de escola pública que utiliza o livro didático “Viver e Aprender” e uma de escola particular que utiliza a apostila “Positivo”. O texto foi elaborado a partir de um quadro comparativo entre o livro didático e a apostila para a 3ª série e/ou 4º ano do Ensino Fundamental. Esse quadro norteia toda a análise observando os aspectos da epistemologia, da metodologia, de currículo e da avaliação. Além disso, foram realizadas entrevistas com os professores das duas escolas objeto deste trabalho a fim de descrevê-las no contexto da organização escolar. Os resultados obtidos demonstram que os professores devem refletir sobre a utilização dos recursos didáticos (livro didático e/ou apostila) e seu papel como agentes no processo de ensino-aprendizagem, pesquisando novos conhecimentos, novas formas de ensinar, novas metodologias, fazendo uso de várias tecnologias e não se detendo isoladamente ao uso do livro didático e/ou da apostila, os quais se constituem como um elemento da cultura escolar, organizando a seleção de conteúdos, interferindo nas práticas pedagógicas e guiando-as, contribuindo, assim, para as formas de organização e construção do conhecimento no ambiente escolar.

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Publicado

10-07-2012

Como Citar

EIDELWEIN, Fabiana; LOPES, Maria Isabel. ENCONTROS E DES(ENCONTROS) ENTRE O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO APOSTILADO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 2, 2012. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/226. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais