UM OLHAR DA PSICOLOGIA PARA AS RELAÇÕES DE MATERNAGEM: SER FILHA PARA PODER SER MÃE

Autores

  • Débora Thaís Schwarz UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES
  • Bernardete Pretto UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i3a2018.1939

Palavras-chave:

Psicologia. Maternagem. Vivências pregressas

Resumo

A realidade de famílias que estão afastadas judicialmente por questões legais é bastante complexa e permite muitos olhares, sendo um deles o da Psicologia. Nesta pesquisa, cujo objetivo foi compreender qual o papel da Psicologia no trabalho com as mães, buscou-se realizar uma análise e articulação entre o que se observou na prática do Estágio Curricular Básico em um Centro de Referência de Assistência Social, através de um caso que foi acompanhado. A partir dele foram feitos recortes para esta escrita, articulando-os com estudos e leituras que se referem à temática da maternagem. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, a partir de um relato de experiência. O referencial teórico utilizado se baseia na temática da maternagem e ajuda tanto a compreender aspectos inerentes ao espaço em que ocorreu o atendimento quanto a refletir sobre questões observadas durante o atendimento psicológico. Para fundamentar teoricamente está escrita e embasar as articulações propostas, buscaram-se referenciais da psicologia, da psicanálise e da psicologia social, através de autores como David Epelbaum Zimerman, Donald Woods Winnicott, Elisabeth Badinter, Elisabeth Roudinesco, Laura Gutman, Leonardo Boff, bem como de artigos de revistas. Concluiu-se que o profissional de Psicologia tem fundamental papel no atendimento dessas mães, sendo um deles o de propiciar um espaço de escuta, acolhimento e cuidado às suas dificuldades, fomentando uma maternagem que essas mães podem não ter experimentado até então, mas que poderão passar a desenvolver e desempenhar com seus filhos.

Biografia do Autor

Débora Thaís Schwarz, UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

Graduanda do Curso de Psicologia, Universidade do Vale do Taquari – Univates Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Bernardete Pretto, UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES

Psicóloga, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS e professora da Universidade do Vale do Taquari – Univates Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

Downloads

Publicado

06-11-2018

Como Citar

SCHWARZ, Débora Thaís; PRETTO, Bernardete. UM OLHAR DA PSICOLOGIA PARA AS RELAÇÕES DE MATERNAGEM: SER FILHA PARA PODER SER MÃE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 3, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i3a2018.1939. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1939. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde