APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DO BRINCAR
Palavras-chave:
Aprendizagem e desenvolvimento. Deficiência. Brincar.Resumo
O presente artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que reflete o processo de aprendizagem por intermédio do brincar de um menino diagnosticado com autismo leve em sessões de psicomotricidade relacional. O estudo é de caráter qualitativo, modalidade estudo de caso. A coleta de informações baseou-se no uso da observação participante. As informações coletadas possibilitaram organizar as seguintes categorias: a) aprendizagens nas rotinas de entrada e de saída das sessões; b) trajetória de jogo da criança e; c) situações de exercício. Foi possível refletir que o brincar exerce significativa influência na aprendizagem do menino participante, uma vez que puderam ser observadas demonstrações emocionais, produções de brincar, ampliação do repertório de movimentos e as organizações para iniciar e parar de brincar. O auxílio e a ajuda psicomotora para brincar são fundamentais ao exercício das capacidades das crianças com deficiências.Downloads
Publicado
06-02-2013
Como Citar
GIOVANELLA, Daiane Cristina; FALKENBACH, Atos Prinz. APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DO BRINCAR. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/18. Acesso em: 25 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais
Licença
Copyright (c) 2009 Daiane Cristina Giovanella, Atos Prinz Falkenbach
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.