CONFIANÇA EM EMPRESAS FAMILIARES: UM METAESTUDO EM TOP JOURNALS ENTRE 2000 E 2016
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1708Palavras-chave:
Confiança, Empresas familiares, MetaestudoResumo
Este artigo busca verificar o que foi publicado sobre confiança em estudos de empresas familiares nos principais journals da Administração no período entre 2000 e 2016, analisando as abordagens teóricas e metodológicas utilizadas. Para alcançar estes objetivos, foi realizado um metaestudo por meio da análise de 23 artigos sobre a temática publicados em journals de alto fator de impacto na área da Administração, indicados por pesquisadores especialistas. Observou-se que a confiança não vem sendo analisada como principal objetivo em grande parte dos estudos em empresas familiares. Quanto às abordagens teóricas, identificou-se que a maioria dos estudos não está embasado em teorias e, aqueles que estão, utilizam predominantemente as Teorias da Agência, Institucional e Stewardship. No que se refere às abordagens metodológicas, há a predominância de estudos qualitativos, sendo a pesquisa documental a técnica de coleta de dados mais utilizada. Destaca-se, também, a utilização de dados secundários para realização das pesquisas em 73,91% dos estudos analisados. Por fim, com base nas lacunas apresentadas nos artigos, são apresentadas 7 sugestões de estudos, visando ao desenvolvimento das pesquisas sobre confiança em empresas familiares.Downloads
Publicado
11-05-2018
Como Citar
ROCHA, Denise Casagrande da; BRAIDO, Gabriel Machado; CERUTTI, Bernardete Bregolin. CONFIANÇA EM EMPRESAS FAMILIARES: UM METAESTUDO EM TOP JOURNALS ENTRE 2000 E 2016. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1708. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1708. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Gestão Organizacional
Licença
Copyright (c) 2018 Denise Casagrande da Rocha, Gabriel Machado Braido, Bernardete Bregolin Cerutti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.