INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: INFLUÊNCIAS DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1703Palavras-chave:
Aprendizagem Profissional, Deficiência Intelectual, Inclusão Social.Resumo
A inclusão de pessoas com deficiencia no ambiente de trabalho tem sido um dos grandes desafios das organizações. Ambientes organizacionais despreparados e a falta de qualificação representam barreiras de acesso ao mercado de trabalho. Este artigo tem como objetivo analisar como a prática da aprendizagem profissional e o acompanhamento influenciam a inclusão das pessoas com deficiência intelectual no ambiente de trabalho de uma cooperativa de produção agropecuária do interior do Rio Grande do Sul (RS). O método de pesquisa seguiu caráter descritivo e abordagem qualitativa, tendo sido utilizadas entrevistas e análise de conteúdo como técnicas de coleta e análise de dados, respectivamente. O estudo permitiu compreender que o curso de aprendizagem profissional tornou-se uma das mais importantes ferramentas de inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ambiente de trabalho da organização em questão e forneceu subsídios para que continue desenvolvendo ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência em seus estabelecimentos.Downloads
Publicado
11-05-2018
Como Citar
SCHARDONG, Tania Maria; DIEHL, Liciane. INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: INFLUÊNCIAS DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 1, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i1a2018.1703. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1703. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Gestão Organizacional