METODOLOGIA ATIVA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1667Resumo
A Educação Profissional tem sido cada vez mais difundida no país, pois se tornou uma necessidade socioeconômica, baseada em metodologias de aprendizagem voltadas para a construção de competências e habilidades profissionais. Este trabalho tem como objetivo despertar a autonomia dos alunos no processo de ensino e aprendizagem, na busca de maior conhecimento em relação a determinados assuntos, como também possibilitar a percepção que estão em um curso onde se formam técnicos que podem atuar em diferentes segmentos do mercado de trabalho, no qual serão inseridos futuramente. Para tanto, utilizou-se a produção de artigos pelos alunos da disciplina Gerenciamento Ambiental e Sistemas da Qualidade, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como recurso didático de metodologia ativa baseada em aprendizagem por meio de problematização e ao mesmo tempo, apresentando a interdisciplinaridade dos saberes entre as disciplinas de um Curso Técnico em Química de uma Instituição de Ensino do Vale do Taquari, RS. Os resultados constituíram a terceira nota do semestre que incluiu avaliação do professor, autoavaliação dos alunos e dos colegas. Após a análise, conclui-se que a construção de um artigo como recurso didático para metodologia ativa de aprendizagem por meio de problematização promoveu aos alunos maior autonomia na busca de mais conhecimento sobre determinados assuntos, construídos através da interdisciplinaridade dos saberes de outras disciplinas do curso. Além disso, possibilitou despertar nos alunos a percepção de que estão inseridos num curso de Educação Profissional que lhes abrirá caminhos em diversas frentes e áreas do mercado de trabalho.Downloads
Publicado
28-12-2017
Como Citar
JUNQUEIRA, Angela Maria; SCHORR WILDNER, Maria Claudete. METODOLOGIA ATIVA APRENDIZAGEM POR MEIO DE PROBLEMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 4, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1667. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1667. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas
Licença
Copyright (c) 2017 Angela Maria Junqueira, Maria Claudete Schorr Wildner
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