OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1657Palavras-chave:
Objeto de Aprendizagem, Física, Linguagem de programação, SimulaçãoResumo
Este trabalho relata uma experiência pedagógica desenvolvida no âmbito do ensino superior, em uma disciplina de Física que integra o currículo dos cursos de Engenharia de Software e de Computação. Os estudantes foram desafiados a desenvolverem simulações computacionais, utilizando linguagens de programação com as quais já tivessem alguma familiaridade e que envolvessem alguns fenômenos físicos abordados na disciplina. A atividade foi concebida e orientada por duas professoras de física e por um professor da área de engenharia da computação. Neste artigo, são apresentados dois objetos de aprendizagem desenvolvidos por um grupo de estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia da Computação da UNIVATES. Um deles explora o lançamento oblíquo e o outro, as condições de flutuação de corpos em certos fluidos. As principais linguagens de programação utilizadas foram PHP: (Hypertext Preprocessor), JS (JavaScript), C/C++ e plataforma Scratch. Quanto aos principais conceitos físicos explorados, foi necessário revisar as componentes horizontal e vertical de um movimento bidimensional, relacionando-os ao princípio da independência dos movimentos; como determinar o tempo total de voo do projétil e o seu alcance. Para o segundo objeto, o conceito-chave explorado com a simulação é a relação entre densidade média de um corpo e a do fluido no qual está submerso.Downloads
Publicado
28-12-2017
Como Citar
EBERT, Thales Igor; LOCATELLI, Bruno; CARON, Eduardo; GASPARINI, Heryk; SPESSATTO DE MAMAN, Andréia; MARCHI GONZATTI, Sônia Elisa; MALHEIROS, Marcelo de Gomensoro. OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O ENSINO DE FÍSICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 4, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1657. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1657. Acesso em: 18 jul. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas
Licença
Copyright (c) 2017 Thales Igor Ebert, Bruno Locatelli, Eduardo Caron, Heryk Gasparini, Andréia Spessatto De Maman, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Marcelo de Gomensoro Malheiros
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.