OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1657Palavras-chave:
Objeto de Aprendizagem, Física, Linguagem de programação, SimulaçãoResumo
Este trabalho relata uma experiência pedagógica desenvolvida no âmbito do ensino superior, em uma disciplina de Física que integra o currículo dos cursos de Engenharia de Software e de Computação. Os estudantes foram desafiados a desenvolverem simulações computacionais, utilizando linguagens de programação com as quais já tivessem alguma familiaridade e que envolvessem alguns fenômenos físicos abordados na disciplina. A atividade foi concebida e orientada por duas professoras de física e por um professor da área de engenharia da computação. Neste artigo, são apresentados dois objetos de aprendizagem desenvolvidos por um grupo de estudantes dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia da Computação da UNIVATES. Um deles explora o lançamento oblíquo e o outro, as condições de flutuação de corpos em certos fluidos. As principais linguagens de programação utilizadas foram PHP: (Hypertext Preprocessor), JS (JavaScript), C/C++ e plataforma Scratch. Quanto aos principais conceitos físicos explorados, foi necessário revisar as componentes horizontal e vertical de um movimento bidimensional, relacionando-os ao princípio da independência dos movimentos; como determinar o tempo total de voo do projétil e o seu alcance. Para o segundo objeto, o conceito-chave explorado com a simulação é a relação entre densidade média de um corpo e a do fluido no qual está submerso.Downloads
Publicado
28-12-2017
Como Citar
EBERT, Thales Igor; LOCATELLI, Bruno; CARON, Eduardo; GASPARINI, Heryk; SPESSATTO DE MAMAN, Andréia; MARCHI GONZATTI, Sônia Elisa; MALHEIROS, Marcelo de Gomensoro. OBJETOS DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA O ENSINO DE FÍSICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 4, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i4a2017.1657. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1657. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas
Licença
Copyright (c) 2017 Thales Igor Ebert, Bruno Locatelli, Eduardo Caron, Heryk Gasparini, Andréia Spessatto De Maman, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Marcelo de Gomensoro Malheiros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.