A CORPOREIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE JUST DANCE
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i2a2018.1645Palavras-chave:
Corporeidade, Práticas corporais, Just Dance.Resumo
Neste texto, propomos reflexões acerca da corporeidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para a investigação, foram realizadas duas observações nas práticas pedagógicas desenvolvidas em uma escola pública localizada em Teutônia/RS e a aplicação de uma aula de Educação Física junto a uma turma de 3º Ano do Ensino Fundamental. Os instrumentos para a constituição do corpus de pesquisa são os memoriais produzidos em decorrência dessas atividades, sendo que as situações vivenciadas foram analisadas por meio de uma abordagem reflexiva. Reitera-se a necessidade das práticas corporais em Educação Física comportarem essa dimensão ética, com o intuito de evitar o mimetismo da personalidade dos estudantes e corroborar com a sua emancipação.Downloads
Publicado
13-08-2018
Como Citar
LORENZON, Mateus; ROCHA, Leandro Oliveira. A CORPOREIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA DE JUST DANCE. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i2a2018.1645. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1645. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais
Licença
Copyright (c) 2018 Mateus Lorenzon, Leandro Oliveira Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.