EVOLUÇÃO PSICOMOTORA DE LACTENTE COM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO EM ESTIMULAÇÃO PRECOCE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Daniel Capalonga UNIVATES
  • Magali Grave UNIVATES

Palavras-chave:

Avaliação. Desenvolvimento infantil. Estimulação precoce.

Resumo

Contextualização: estimular significa dar à criança oportunidades para o desenvolvimento pleno de suas capacidades, ajudando-a a alcançar as habilidades psicomotoras mais complexas. Objetivo: avaliar a influência de um programa de estimulação precoce, mediante a aplicação do protocolo IPO (Inventário Portage Operacionalizado) em uma criança de 12 meses de idade com atraso global no desenvolvimento neuropsicomotor, atendida em uma instituição especializada de um município de médio porte do Vale do Taquari. Metodologia: um estudo de caso individual, caracterizando-se como observacional, exploratório e de intervenção, de caráter quantitativo, no qual foi avaliada uma criança submetida 20 sessões de estimulação precoce, cujos resultados encontrados na avaliação inicial e na avaliação final foram comparados antes e após a intervenção, mediante aplicação do inventário Portage Operacionalizado (IPO). Resultados: Os dados coletados foram analisados de forma quantitativa, tabulados através de análise estatística descritiva e comparados com parâmetros de normalidade dados pelo próprio IPO, sendo possível observar que através do tratamento houve uma significativa evolução no desenvolvimento global da lactente em todas as áreas avaliadas pelo IPO. Conclusão: Um programa estruturado de estimulação precoce demonstrou ser efetivo em propiciar aquisições no desenvolvimento infantil de lactente com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Downloads

Publicado

05-09-2012

Como Citar

CAPALONGA, Daniel; GRAVE, Magali. EVOLUÇÃO PSICOMOTORA DE LACTENTE COM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO EM ESTIMULAÇÃO PRECOCE: UM ESTUDO DE CASO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 3, 2012. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/153. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde