O ENSINO DE ARTES MARCIAIS PARA CRIANÇAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Marcelo Rosseto Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Derli Juliano Neuenfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i3a2017.1509

Palavras-chave:

Artes Marciais, Criança, Ensino.

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica, a partir da constatação da carência de material teórico que trate do ensino das artes marciais, objetiva estruturar uma proposta pedagógica, apontando princípios norteadores para o ensino das artes marciais para crianças, ressaltando aspectos filosóficos, didáticos e lúdicos. Com base em Seybold (1994) e Neuenfeldt (2008), autores norteadores desta pesquisa, elencamos cinco princípios pedagógicos para o ensino das artes marciais para crianças: totalidade, agonístico, axiológico, individualidade e ludicidade. Percebe-se, com base no estudo realizado, que existe uma lacuna entre o saber empírico e o saber científico, quando se trata de didática nas artes marciais, o que se evidencia na falta de artigos científicos referentes ao tema. A proposta elaborada respeita o processo de desenvolvimento das crianças, fornecendo um caminho para o ensino das artes marciais, que possibilite que ela seja utilizada positivamente na formação dos alunos.

Biografia do Autor

Marcelo Rosseto, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduado em Educação Física – Bacharelado na Univates

Derli Juliano Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Professor e coordenador do curso de Educação Física – Licenciatura da Univates

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Publicado

04-11-2017

Como Citar

ROSSETO, Marcelo; NEUENFELDT, Derli Juliano. O ENSINO DE ARTES MARCIAIS PARA CRIANÇAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 3, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i3a2017.1509. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1509. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde