A MORFOLOGIA DO RESUMO E DA INTRODUÇÃO NOS TRABALHOS CIENTÍFICOS EM CONSONÂNCIA COM AS NORMAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

Autores

  • Henrique Rosmaninho Alves INSTITUTO MINAS DE EDUCAÇÃO E CULTURA. ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v10i2a2018.1505

Palavras-chave:

Introdução, Resumo, Metodologia de pesquisa científica.

Resumo

O presente artigo traz em seu bojo uma análise da forma e do conteúdo do resumo e da introdução dos trabalhos acadêmicos. Objetiva principalmente indicar as diferenças entre estes dois elementos da pesquisa científica, mas também visa demonstrar as semelhanças existentes, as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas responsáveis por regulamentá-los, bem como as diferenças entre os resumos e introduções de trabalhos acadêmicos para os de outras espécies textuais. Trata-se de uma pesquisa explicativa na qual adotou-se para a coleta de informações exclusivamente análise bibliográfica e documental. Aponta-se, ao final do trabalho, como as principais distinções verificadas entre os conteúdos do resumo e da introdução no que tange ao aspecto formal a necessidade do primeiro ser redigido em parágrafo único e conter palavras chave e tradução em língua estrangeira e no que concerne aos aspectos materiais a presença imprescindível da menção do resultado no resumo e a vedação de sua menção na introdução.

Biografia do Autor

Henrique Rosmaninho Alves, INSTITUTO MINAS DE EDUCAÇÃO E CULTURA. ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA.

Graduado em Direito pela PUC/MINAS. Mestre em Direito Ambiental pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Diretor do Instituto Minas de Educação e Cultura - IMEC. Professor e advogado.

Downloads

Publicado

13-08-2018

Como Citar

ALVES, Henrique Rosmaninho. A MORFOLOGIA DO RESUMO E DA INTRODUÇÃO NOS TRABALHOS CIENTÍFICOS EM CONSONÂNCIA COM AS NORMAS DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 10, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v10i2a2018.1505. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1505. Acesso em: 5 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais