ANÁLISE DA PRESENÇA DE MYCOBACTERIUM BOVIS ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) EM AMOSTRAS DE LEITE BOVINO IN NATURA NA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI, RS

Autores

  • Débora Mara Kich UNIVATES
  • Caroline Schwertner Kreling UNIVATES
  • Adriane Pozzobon

Palavras-chave:

Leite. Mycobacterium bovis. PCR.

Resumo

A região do Vale do Taquari é um importante polo de produção leiteira no Rio Grande do Sul. O leite e seus derivados são frequentemente contaminados por uma série de patógenos, entre estes, o Mycobacterium bovis, considerado o principal agente causador da tuberculose bovina. O presente estudo teve como objetivo analisar a presença de Mycobacterium bovis através da técnica da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) em amostras de leite bovino in natura, oriundas de produtores da região do Vale do Taquari, RS. Nos meses de julho a dezembro, as amostras de leite bovino in natura de oito produtores de médio porte foram submetidas à extração de DNA e, em seguida, foi realizada a PCR para a detecção do fragmento de 500 pb (pares de bases) correspondente ao DNA de M. bovis. Considerando o método de extração de DNA empregado, nenhuma das amostras foi positiva para a presença de M. bovis no período avaliado. Os resultados indicam que a técnica de PCR pode ser utilizada para detectar M. bovis em amostras de leite complementando os métodos tradicionais.

Downloads

Publicado

05-09-2012

Como Citar

KICH, Débora Mara; KRELING, Caroline Schwertner; POZZOBON, Adriane. ANÁLISE DA PRESENÇA DE MYCOBACTERIUM BOVIS ATRAVÉS DA TÉCNICA DE REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) EM AMOSTRAS DE LEITE BOVINO IN NATURA NA REGIÃO DO VALE DO TAQUARI, RS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 4, n. 3, 2012. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/145. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde