ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA PESQUISA COM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

Autores

  • Cristiane Guaragni Univates
  • Alice Grasiela Cardoso Rezende Chaves Univates

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i3a2017.1432

Palavras-chave:

Estágio, Psicologia, Estudantes.

Resumo

O presente artigo buscou investigar as percepções dos estagiários do curso de Psicologia em uma instituição comunitária de ensino superior situada no interior do Rio Grande do Sul/BR, em relação ao processo de estágio. De um total de 59 estagiários, foram entrevistados 20, sendo que 10 desses estudantes estavam cursando o Estágio Supervisionado Básico I e os outros 10 o Estágio Supervisionado Específico I. Este estudo caracterizado como qualitativo e exploratório, utilizou para a análise dos dados a Análise do Discurso. Os resultados encontrados enfatizam que o resgate de conceitos durante o estágio é inerente à formação, tornando assim sua prática mais enriquecedora, o que é favorecido por uma carga horária maior. Além disso, os entrevistados relataram a importância da supervisão local e a orientação acadêmica, por auxiliarem o estagiário a nortear a sua prática. O processo seletivo, apesar de ser visto como uma experiência causadora de ansiedade traz experiência para as futuras seleções as quais os estagiários irão participar. Por fim, em relação ao processo avaliativo do estágio, foi evidenciado durante a realização desta pesquisa, que os estudantes dão maior importância à prática do estágio do que à sua avaliação, explicitando assim, a importância da vivência do estágio para o acadêmico do curso de Psicologia.

Downloads

Publicado

04-11-2017

Como Citar

GUARAGNI, Cristiane; CHAVES, Alice Grasiela Cardoso Rezende. ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA PESQUISA COM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 3, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i3a2017.1432. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1432. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde