POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1399Palavras-chave:
Responsabilidade, Direito, RespeitoResumo
Em nosso país muitas leis são criadas, porém poucas delas realmente são efetivadas, quase sempre por não atender de fato às necessidades reais da sociedade. A escola é um local onde todos cabem ou ao menos deveriam caber. Um aspecto abordado nesse estudo está relacionado ao atendimento às pessoas surdas nas escolas. É preciso considerar que os surdos, por grande parte da sociedade, não são vistos por suas potencialidades, mas pelas limitações impostas por sua condição. Dessa maneira, são enxergados apenas como pessoas deficientes e, portanto, incapazes, o que além de triste é inadmissível na contemporaneidade. Este estudo teve como objetivo provocar reflexão dos assistentes sociais sobre sua função social e aprofundar o conhecimento sobre os fundamentos das políticas públicas para inclusão de surdos. Trata-se de uma pesquisa básica, de cunho teórico, cuja abordagem é qualitativa. Sua realização ocorreu em 2014, o intuito da investigação foi descrever e explorar os aportes teóricos e a legislação vigente no país sobre a temática. No estudo é apresentada uma retrospectiva das políticas sociais brasileiras, algumas reflexões sobre a inclusão social do surdo, bem como as políticas públicas existentes no país em prol dessa inclusão e por fim é discutido sobre o papel do Assistente Social nessa situação. Espera-se que a compreensão das políticas públicas existentes para a inclusão dos surdos possa contribuir para a compreensão da importância desse atendimento, e de mais qualidade nos serviços que lhe são oferecidos.Downloads
Publicado
31-07-2017
Como Citar
ALVES, Leandro Francisco; LEÃO, Marcelo Franco; AGAPITO, Francisca Melo. POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE SURDOS. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 9, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v9i2a2017.1399. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1399. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Ciências Humanas e Sociais