GINCANA RECREATIVA: UMA ATIVIDADE PARA ESTIMULAR O CONHECIMENTO
Palavras-chave:
Atividades lúdicas. Conhecimentos interdisciplinares. Estímulo ao saber/fazer.Resumo
O presente artigo procura mostrar a importância de se relacionar os conteúdos curriculares com a realização de atividades lúdicas que estimulem o saber/fazer do aluno advindo de seu cotidiano. Nele descrevemos as atividades organizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, executado pelo Centro Universitário UNIVATES com apoio da CAPES, subgrupo Ciências Exatas, que buscam auxiliar no desenvolvimento socioeducativo das escolas parceiras promovendo e auxiliando em diversas atividades. Dentre elas, destacamos a organização e o desenvolvimento de uma Gincana Estudantil em parceria com o Grêmio Estudantil de uma escola pública do Vale do Taquari. Todas as atividades foram pensadas de maneira a integrar as disciplinas de Matemática, Química e Física de forma interdisciplinar. Incluímos também questões lúdicas procurando despertar o interesse dos alunos e incentivá-los a desenvolver seu próprio conhecimento. A discussão dos resultados mostra que é possível integrar conhecimentos interdisciplinares em atividades recreativas no cotidiano dos alunos.Downloads
Publicado
09-01-2012
Como Citar
SCHMITT, Fernanda Eloisa; BAMPI, Francis; MACALLI, Ludmila; KÖHNLEIN, Mônica Michele; NICOLINI, Cristiane Antonia Hauschild; GONZATTI, Sônia Elisa Marchi. GINCANA RECREATIVA: UMA ATIVIDADE PARA ESTIMULAR O CONHECIMENTO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 3, n. 4, 2012. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/127. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas
Licença
Copyright (c) 2011 Fernanda Eloisa Schmitt, Francis Bampi, Ludmila Macalli, Mônica Michele Köhnlein, Cristiane Antonia Hauschild Nicolini, Sônia Elisa Marchi Gonzatti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.