GINCANA RECREATIVA: UMA ATIVIDADE PARA ESTIMULAR O CONHECIMENTO

Autores

  • Fernanda Eloisa Schmitt
  • Francis Bampi
  • Ludmila Macalli
  • Mônica Michele Köhnlein
  • Cristiane Antonia Hauschild Nicolini
  • Sônia Elisa Marchi Gonzatti

Palavras-chave:

Atividades lúdicas. Conhecimentos interdisciplinares. Estímulo ao saber/fazer.

Resumo

O presente artigo procura mostrar a importância de se relacionar os conteúdos curriculares com a realização de atividades lúdicas que estimulem o saber/fazer do aluno advindo de seu cotidiano. Nele descrevemos as atividades organizadas pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, executado pelo Centro Universitário UNIVATES com apoio da CAPES, subgrupo Ciências Exatas, que buscam auxiliar no desenvolvimento socioeducativo das escolas parceiras promovendo e auxiliando em diversas atividades. Dentre elas, destacamos a organização e o desenvolvimento de uma Gincana Estudantil em parceria com o Grêmio Estudantil de uma escola pública do Vale do Taquari. Todas as atividades foram pensadas de maneira a integrar as disciplinas de Matemática, Química e Física de forma interdisciplinar. Incluímos também questões lúdicas procurando despertar o interesse dos alunos e incentivá-los a desenvolver seu próprio conhecimento. A discussão dos resultados mostra que é possível integrar conhecimentos interdisciplinares em atividades recreativas no cotidiano dos alunos.

Downloads

Publicado

09-01-2012

Como Citar

SCHMITT, Fernanda Eloisa; BAMPI, Francis; MACALLI, Ludmila; KÖHNLEIN, Mônica Michele; NICOLINI, Cristiane Antonia Hauschild; GONZATTI, Sônia Elisa Marchi. GINCANA RECREATIVA: UMA ATIVIDADE PARA ESTIMULAR O CONHECIMENTO. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 3, n. 4, 2012. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/127. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e Tecnológicas