AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS BOLSISTAS DO PROJETO REDES INTERDISCIPLINARES
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1230Palavras-chave:
Formação, extensão, oficinas, interdisciplinaridade, divulgação científica.Resumo
Este trabalho visa apresentar algumas reflexões sobre as aprendizagens construídas na práxis da extensão universitária, considerando as percepções do grupo de bolsistas do projeto de Extensão Redes Interdisciplinares: Desvendando as Ciências Exatas e Tecnológicas. Para que se pudesse identificar as percepções e reflexões dos bolsistas o grupo de coordenadores elaborou um roteiro para a escrita de um texto coletivo por parte dos bolsistas a fim de se realizar uma análise qualitativa do conteúdo apresentado. Integram o projeto professores colaboradores e bolsistas do Centro Universitário UNIVATES tendo como objetivo fomentar a educação nas diversas áreas do conhecimento, oferta diferentes oficinas de Matemática, Química, Física e Astronomia. Devido às oficinas serem desenvolvidas pelos bolsistas sob a supervisão dos orientadores, percebe-se a importância de investir na capacitação dos discentes do projeto. Essa formação foi iniciada com oficinas experimentais entre os integrantes, os quais compartilham conhecimentos e questionamentos. Além disso, tendo consciência da importância de aportes teóricos no embasamento da extensão universitária, foram realizadas leituras de referenciais relacionados a questões como interdisciplinaridade, divulgação científica e espaços não formais, os quais constituem a base teórico-metodológica do projeto. Dessa forma, pode-se inferir que a extensão universitária não só permite agregar experiências e conhecimentos ao público externo, como também desenvolver habilidades e competências fundamentais no processo de formação pessoal e profissional dos bolsistas.Downloads
Publicado
29-12-2016
Como Citar
HÜNEMEIER, Aline Patrícia et al. AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DE ACADÊMICOS BOLSISTAS DO PROJETO REDES INTERDISCIPLINARES. Revista Destaques Acadêmicos, [S. l.], v. 8, n. 4, 2016. DOI: 10.22410/issn.2176-3070.v8i4a2016.1230. Disponível em: https://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/1230. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Ciências Exatas e Tecnológicas
Licença
Copyright (c) 2016 Aline Patrícia Hünemeier, Adriana Belmonte Bergmann, Adriana Magedanz, Andréia Spessato De Maman, Augusto Pretto Chemin, Hélder Conceição Pacheco, Jane Herber, Leonardo Roni Matte, Paloma Stacke, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Thomas dos Santos Muller, Werner Haetinger
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.